O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitará amanhã as instalações, na Ribeira da Boaventura, em Santa Cruz, do Centro de Inteligência Artificial da Madeira, onde pretende contactar com os estagiários de duas entidades privadas ali instaladas. O Governo Regional refere que o Instituto de Emprego da Madeira, visando a dinamização do investimento empresarial associado a actividades que diversifiquem a base económica existente e criem emprego qualificado, criou na medida “Estágios Profissionais em Entidades Privadas” a possibilidade de serem desenvolvidos projectos de reconhecido interesse estratégico (Portaria n.º 545/2022 de 2 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 948/2022 de 22 de Dezembro), nos casos em que estes concorram para as prioridades de actuação definidas no Plano de Desenvolvimento Económico e Social (PDES Madeira 2030).
“Estes projectos de interesse estratégico permitem, portanto, às entidades privadas proporcionarem entre 15 e 30 estágios, com a duração de 12 meses, a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (inclusive), e com qualificação entre o nível 4 a 8 do QNQ. No momento presente, encontram-se a beneficiar desta medida de emprego duas entidades privadas com projetos na área de capacitação digital e da utilização de inteligência artificial. Os estágios já em desenvolvimento têm por objectivo dotar dezenas de jovens (recém) licenciados nas áreas da Gestão, Economia, Matemática, Engenharias e Finanças de (novas) competências digitais nos domínios da Engenharia de Dados e Software, Machine Learning e análise de dados, no novo Centro de Inteligência Artificial, localizado na Ribeira da Boaventura em Santa Cruz e recentemente inaugurado pelo Governo Regional”, refere uma nota.
Os estagiários encontram-se divididos por estas duas entidades privadas, envolvendo a seguinte estrutura de custos:
Através da Tracer Al Europe, Unipessoal Lda. concluiuram-se os estágios de um grupo composto por 19 estagiários e foi efectivada a contratação de 15 destes participantes; e através da Datamentors Unipessoal Lda. encontra-se outro grupo de 16 estagiários, cujos projectos de estágio terminam no dia 14 de Dezembro.
Para além do apoio financeiro atribuído pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM), cofinanciados pelo FSE, ao abrigo do programa de emprego Estágio Profissional em entidades privadas, o Instituto de Emprego da Madeira também se responsabilizou pela selecção dos jovens que integram os projectos em curso, trabalhando em parceria com as empresas para que os potenciais estagiários tenham acesso à informação através de sessões colectivas onde foram explicados os objetivos do projecto, bem como as perspectivas de empregabilidade uma vez terminado o estágio, e respectivas progressões de carreira, diz o GR.
Entretanto, e na prossecução das suas atividades, estas duas empresas também recorreram à MEDIDA FORMAÇÃO EMPREGO, visando proporcionar aos desempregados, inscritos no Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, uma valorização profissional por via de uma formação teórico-prática em contexto de trabalho nestas áreas de capacitação digital e da utilização de inteligência artificial.
Com esta medida, estas empresas vão facultar uma formação teórica com a duração, aproximada, de 3 meses, em 2 cursos, um denominado Protecção de Risco Digital e outro Inteligência Artificial, seguindo-se a formação prática que lhes facilite a sua inserção ou reinserção profissional.
Estes 2 grupos de participantes são compostos por 29 desempregados, detentores do nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações, nas mais diversas áreas de formação, nomeadamente em Gestão, Comunicação, Cultura e Organizações, Matemática, Engenharia Informática, Microbiologia, Ciência da Educação.
Estas duas ações de formação envolvem os seguintes valores: