
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marca presença esta segunda-feira, pelas 12 horas, na Sé do Funchal, onde decorrerá a cerimónia de descerramento de uma placa de bronze atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, nos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023, à recuperação dos Tectos Mudéjares da Catedral do Funchal, na categoria Conservação e Adaptação a novos usos.
O Prémio European Heritage Awards / Europa Nostra Awards 2023 é atribuído pela Comissão Europeia, tendo sido anunciado no passado dia 13 de Junho. Distingue 30 obras de 23 países, refere a Presidência do Governo.
De Portugal foram também distinguidos: a protecção da técnica de pesca artesanal “Arte-Xávega” (Categoria investigação), o Projecto Almada (Categoria envolvimento de cidadãos) e Cláudio Torres (campeões do património)
Os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido geridos pela Europa Nostra desde então. O esquema de Prémios conta com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia. Durante 21 anos, os prémios destacaram e divulgaram a excelência e as melhores práticas do património, incentivaram o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligaram as partes interessadas do património em redes mais amplas, refere o GR.
Segundo o executivo, os prémios trouxeram grandes benefícios aos vencedores, tais como maior exposição (inter)nacional, financiamento subsequente e aumento do número de visitantes. Além disso, promoveram um maior cuidado pelo património partilhado entre os cidadãos da Europa. Os prémios têm sido, portanto, uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa.
Os serviços de conservação e restauro do tecto mudéjar, com cerca de 1500m2, dividiu-se em 5 fases: transepto norte (novembro 2019 – agosto 2020); nave lateral norte (janeiro 2020 – dezembro 2020); transepto Sul; (setembro 2020 – fevereiro 2021); nave lateral sul (dezembro 2020 – abril 2021) e nave central (fevereiro 2021 – agosto 2021).
Na intervenção de conservação e restauro foram adoptados conceitos de intervenção mínima, para preservação da integridade formal e autenticidade do bem cultural, respeito integral pelos materiais e técnicas originais e utilização de materiais compatíveis com os que compõem o original.
De uma forma geral, a intervenção contou com a limpeza exaustiva de todas as superfícies, por aspiração e através do uso de trinchas e pincéis; remoção dos elementos metálicos sem função e o tratamento e protecção dos elementos metálicos a manter; consolidação das madeiras do suporte; pré-fixação das camadas de pintura e das camadas de douramento, enuncia o Governo Regional.
Paralelamente às acções de restauro, foi remodelada a rede eléctrica e a iluminação do interior da igreja, e procedeu-se à limpeza dos arcos dourados da capela-mor e da Capela do Santíssimo. Para memória futura, foi realizado um registo exaustivo da intervenção em fotografia e vídeo, para a produção de um documentário e de um livro sobre a intervenção. Foram ainda convidados diversos especialistas, nacionais e estrangeiros, para contribuir com artigos para uma publicação final sobre a igreja, os tectos e a intervenção de conservação e restauro, em particular.
O empreendimento teve um custo total elegível de 1.161.228 euros, com a União Europeia a apoiar, através do FEDER, com 987.043,80 euros, e com o Orçamento Regional a entrar com 174.184,20 euros.