Escola Francisco Franco distingue mérito dos alunos no “Dia da Escola”

Guilherme Marques, melhor aluno da EFF do ano letivo 2022-2023.

Guilherme Marques é aluno do quadro de excelência da Escola Secundária Francisco Franco. No ano letivo que findou (2022-2023), frequentou o 12.º ano e a sua média atingiu os 20 valores, tendo ainda obtido a mesma nota no exame nacional de matemática. Neste momento, ingressou no Curso Superior de Medicina, na Universidade da Madeira. Foi, entre centenas de colegas, distinguido esta manhã pelo conselho executivo pelo seu palmarés de excelência. Aos seus colegas, desafiou-os a sonhar sempre, a escreverem no coração as palavras-chave (a sua é “Compromisso”) e preparou os estudantes para superarem as dificuldades com resiliência: “Nos momentos maus, peçam ajuda, lembrem-se que nunca estão sozinhos e que fazem parte de uma turma”.

O “Dia da Escola” foi assinalado com um misto de reconhecimento e de muitas emoções. A EFF aplaudiu os docentes e funcionários aposentados e reconheceu publicamente os alunos de mérito e de excelência, numa cerimónia que contou com a presença do diretor regional de Educação, Marco Gomes, também a aplaudir o sucesso dos jovens e a deixar palavras de forte estímulo à superação dos desafios.

Nesta distinção de talentos, com o patrocínio de diversas empresas da Madeira, houve lugar para entregar prémios não só pela boa média académica, mas também ao nível das Atitudes e Valores e até para a turma que mostrou resiliência perante as dificuldades que teve de superar no ano letivo anterior. Também houve distinção para o melhor aluno dos Cursos Profissionais e Cursos CEF.

O ponto mais alto da cerimónia foi o aplauso aos 265 alunos que integram o quadro de mérito por terem alcançado classificações iguais ou superiores a 17 valores, durante o 10.º e 11.º anos (os 201 alunos de 12.º ano que integram o quadro de mérito já foram homenageados em junho).