Universidade Sénior do Funchal com mais de 100 alunos

A Universidade Sénior do Funchal arrancou, ontem, o ano lectivo 2023/24, com uma sessão de abertura  na Assembleia Municipal, que contou com a presença da vereadora  Helena Leal, detentora da tutela da educação na Câmara Municipal do Funchal.

Neste mandato autárquico, a Câmara Municipal do Funchal está a investir no apetrechamento tecnológico, nomeadamente na aquisição de computadores e quadros interactivos, com o objectivo de aproximar os cidadãos mais velhos das novas tecnologias, facilitando-lhes, deste modo, as acessibilidades digitais, bem como sendo igualmente uma forma de combater a solidão e o isolamento.

É ainda de referir que a USF encontra-se inserida num projecto-piloto da UMa, único para a população sénior, desenvolvido no âmbito de um mestrado e que passa, precisamente, pela dinâmica das novas tecnologias da inteligência artificial e das edutech (ferramentas para a aquisição de competências digitais) na modalidade de aulas de realidade virtual, aptidão funcional e cognitiva.

A Universidade Sénior do Funchal lecciona um total de 23 disciplinas. Foi a primeira instituição sénior da Região Autónoma da Madeira, tendo nascido em 2007, em parceria com a Universidade da Madeira com o objectivo de permitir às pessoas em idade de reforma e pré-reforma (+ 50 anos) o acesso à aprendizagem e aquisição de conhecimentos, bem como uma formação ao longo da vida, valorizando as pessoas idosas e o seu papel na sociedade. Neste ano lectivo, há mais de 100 alunos inscritos.