A Câmara Municipal do Funchal (CMF) fez questão de salientar o seu investimento de “um milhão de euros” na causa animal, num domingo em que celebrou o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário no Parque de Santa Catarina, pelo segundo ano consecutivo.
Reza uma nota da autarquia que a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, considera que, sendo a área animal uma prioridade para o actual executivo municipal, esta celebração visa ainda apelar e sensibilizar a população para a importância do bem-estar animal e consequentemente, a respectiva adopção.
Nádia Coelho disse a referiu que este ano, com o incentivo das campanhas de adopção, a autarquia do Funchal conseguiu que fossem adotados 200 animais (cães e gatos) de um total de 300 animais recolhidos.
Por outro lado, a aposta do actual executivo na esterilização de animais para que haja menos reproduções tem sido uma realidade. A responsável camarária destacou também as duas campanhas de vacinação que se realizam anualmente. A próxima decorre entre Outubro e Novembro em todas as freguesias do concelho.
Em relação aos apoios para a causa animal, a vereadora do Ambiente referiu o que é dado pela Associação de Municípios da Madeira (AMRAM), com uma verba que ronda os 51 mil euros. O próprio município faz também um esforço, celebrando outros protocolos com as associações de protecção animal de forma a chegar a mais famílias carenciadas e a apoiar nas esterilizações, destaca.
O Município do Funchal orçamentou, em 2023, um investimento global de 1 milhão de euros, na área da causa animal. Nádia Coelho anunciou que foi assinado recentemente o contrato de adjudicação das obras de remodelação do Canil Municipal do Vasco Gil, estando para breve o início das obras.
As mesmas, refere, vão proporcionar um melhor conforto térmico aos animais. Incluem ainda o melhoramento nas infraestruturas administrativas de apoio ao canil, garantindo também melhores condições para as pessoas que lá trabalham. A empreitada vai também permitir a entrada em funcionamento do crematório para os animais, possibilitando, desta forma, dar um fim digno aos animais de estimação, declara.
Sob a gestão da CMF, encontram-se neste momento 270 animais (entre cães e gatos), um número que é “flutuante”, conforme sublinhou Nádia Coelho.
Desde outubro do ano passado, a CMF dispõe de um novo espaço dedicado à causa animal, na Rua da Alegria, oferecendo, desta forma, um atendimento personalizado, prestando todas as informações e apoio essencialmente a famílias carenciadas.
Para celebrar o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, a autarquia do Funchal promoveu na manhã de hoje diversas iniciativas que decorreram no Parque de Santa Catarina tais como: bênção de animais domésticos; demonstração de busca e salvamento com cães dos Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF); realização de um Workshop sobre a “Adopção Responsável” onde foram abordadas as Responsabilidades e Vantagens de Adoptar um Animal no Canil do Vasco Gil e por fim, destacar, a realização de um sorteio com vários artigos para animais, desde Patês, Ração, Biscoitos, Dispensadores de Sacos, Bebedouros portáteis, e sem esquecer os seus donos, sorteando várias T-shirts e Sacos de Pano alusivos à Causa Animal.
O evento contou com a participação de várias Associações sediadas no concelho do Funchal e Empresas do Ramo Animal.
O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de Outubro, data escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença e que teve em conta ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.