Albuquerque recebeu presidente do Governo das Canárias

O chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, recebeu hoje, em audiência, na Quinta Vigia, o presidente do Governo de Canárias, Fernando Clavijo. Os governantes abordaram neste encontro temas de interesse comum, no âmbito das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, refere uma nota da Quinta Vigia.

Após o encontro, o presidente madeirense sublinhou o aprofundamento das relações bilaterais entre a Madeira e Canárias, observando as especificidades e necessidades das duas regiões insulares no quadro das RUP.

“Temos um grande trabalho a fazer, sobretudo no reforço daquelas que são as reivindicações justas das ilhas”, declarou Miguel Albuquerque.

“Temos preocupações comuns, como o reforço do POSEI, a possibilidade das RUP poderem aceder a fundos para o desenvolvimento tecnológico, a renovação da frota pesqueira e, no caso de Canárias, o fluxo migratório”, prosseguiu.

Albuquerque disse ainda que o desenvolvimento harmonioso da Europa tem forçosamente que passar pelo assegurar dos direitos dos cidadãos residentes nas ilhas.

Já Fernando Clavijo disse partilhar das preocupações e reivindicações do homólogo madeirense, mancionando também temáticas como a conectividade aérea e o trabalho em torno do turismo de cruzeiros, visando o desenvolvimento de uma oferta conjunta.

Canárias preside actualmente à Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas – Açores, Canárias, Guadalupe, Guiana, Madeira, Martinica, Maiote, Reunião e Saint-Martin. A 28º Conferência está aprazada para os dias 8 e 9 de Novembro de 2023, em Santa Cruz de Tenerife.