Grandes atletas com sucesso académico distinguidos pela Escola

Luís Galvão Gouveia , atleta de natação, distinguido na ESJM, pela presidente do conselho executivo.

A Escola Secundária Jaime Moniz tem sido um verdadeiro viveiro de grandes atletas do desporto que, ao longo de mais de um século, têm sabido conciliar os estudos académicos e serem audazes e premiados ao mais alto nível no panorama do desporto nacional e internacional. O reconhecimento destes estudantes atletas de primeiro palmarés mobiliza hoje a comunidade educativa que, desta feita, se associa também às comemorações da Semana Europeia do Desporto.

Ao longo desta manhã, o grupo disciplinar de Educação Física, em parceria com o Clube Escola CEOL, promoveu uma justa homenagem a três jovens estudantes e atletas que concluíram os seus estudos no ensino secundário em 2022-2023 e tiveram reconhecimento desportivo internacional. Os jovens já deixaram de ocupar as salas de aula do ensino secundário, ingressando no ensino superior, mas a ESJM prestou-lhes a homenagem devida, num misto de exaltação do mérito e reconhecimento público. Luís Galvão Gouveia (natação), João Guilherme Olim (stand up paddel) e Tiago Afonso Martins (andebol) foram os jovens homenageados. Luís Galvão Gouveia foi o único atleta a estar presente na cerimónia, uma vez que os outros atletas se encontram a prosseguir estudos nas universidades, tendo os seus familiares recebido os diplomas. Mas, em vídeo, deixaram o seu testemunho de gratidão e incentivo à prática desportiva, naturalmente com resiliência e empenho.

A cerimónia contou com as presenças da presidente do conselho executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, do diretor regional  de Educação, Marco Gomes, do diretor regional do Desporto, David Sousa, do representante das CMF para o Desporto, Duarte Oliveira, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Guido Gomes, e do diretor dos serviços de Desporto Escolar, Elmano Santos. Paulo Ferreira, delegado disciplinar de Educação Física, coordena esta Semana Europeia do Desporto.

Ana Isabel Freitas, David Gomes, Marco Gomes e Paulo Ferreira enalteceram os méritos da prática desportiva para o bem-estar individual mas também como uma comprovada forma de promoção dos valores salutares da socialização, determinação, disciplina e desenvolvimento individual e coletivo. Naturalmente que no horizonte ressalta sempre a promoção de estilos de vida saudável, a partir do universo familiar e escolar.

Ao longo da cerimónia de distinção dos três alunos e atletas, foi notório o sentimento de orgulho e de gratidão por parte de todos, extensível a professores, amigos e familiares. A anfitriã do encontro, Ana Isabel Freitas, lembrou que a ESJM conta já no seu longo percurso de mais de 180 anos uma larga experiência de formação de alunos também na área desportiva, havendo uma inequívoca aposta da instituição na atividade física como potenciadora do desenvolvimento individual.

 

Luís Galvão Gouveia com a mãe e treinador.

As entidades convidadas tiveram ainda a oportunidade de inaugurar a exposição “Desporto na ESJM”, no largo do Museu, com o objetivo de promover o desporto escolar e incentivar os alunos à prática de atividade física.

Também o diretor regional de Educação, Marco Gomes, teve a oportunidade de submeter-se aos testes de medição e controlo de saúde, a exemplo do que acontecerá com muitos alunos.

Ao longo desta semana, e no âmbito da Semana Europeia do Desporto, o grupo de EF, em parceria com o CEOL, promoverão atividades desportivas diversas, bem como palestras temáticas destinadas a sensibilizar a comunidade educativa para os méritos do desporto na adoção de comportamentos saudáveis.

O atleta de stand up paddel, João Olim, também distinguido, com o pai a receber o diploma do filho, já na universidade.

 

O atleta Tiago Afonso Martins, de andebol, distinguido, com a família a receber o diploma, pois o aluno já está também na universidade.
A exposição sobre o Desporto no átrio do Museu.