
O bispo do Funchal, D. Nuno Brás lidera, a partir de segunda-feira, dia 25 de setembro uma peregrinação às principais cidades do antigo Império Austro-Húngaro, desfeito após a primeira guerra mundial.
A peregrinação decorre até 2 de outubro e a comitiva terá tempo para descobrir o Património histórico e arquitetónico das capitais da Europa Central: Praga, a “cidade das cem cúpulas” (onde o Beato Carlos I foi militar e estudou Direito e Ciências Politicas); Budapeste, a rainha do Danúbio; Viena, capital da música clássica (onde o Beato Carlos I viveu), sem esquecer Bratislava.
O Beato Carlos faleceu em 1 de Abril de 1922. Está sepultado na Igreja do Monte, no Funchal.
“A peregrinação que um grupo da nossa Diocese agora se apresta a realizar é um modo de conhecer melhor o ambiente, os lugares, as raízes deste santo que quis que o seu corpo permanecesse entre nós, na igreja de Nossa Senhora do Monte”, revelou o Prelado.
“Sabemos como tantos estrangeiros — húngaros, austríacos, alemães e crentes de tantas nacionalidades — vêm até nós para pedir ou para agradecer alguma graça por intercessão do Santo Imperador. Agora é a nossa vez de, em grupo diocesano, retribuirmos todas essas presenças”, justificou.