Entradas gratuitas amanhã no Museu Etnográfico

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura (DRC), resolveu associar-se à comemoração do Dia Europeu da Tradição (European Folk Day) que se assinala pela primeira vez amanhã, dia 23 de Setembro.

Trata-se de um projecto piloto concebido e coordenado por membros da European Folk Network (EFN) com co-financiamento da União Europeia, através do programa MusicAIRE. Esta iniciativa nasceu com a intenção de estabelecer o Dia Europeu da Tradição, como data relevante no calendário anual. Na Madeira, a data será assinalada com entradas gratuitas no Museu Etnográfico da Madeira, refere-se.

A ideia de criação do Dia Europeu da Tradição surgiu no decorrer de conversações no seio da EFN. É um evento directamente relacionado com um dos principais objetivos desta instituição: demonstrar a existência de uma massa crítica de pessoas em toda a Europa, envolvidas, de uma forma ou de outra, nas artes performativas tradicionais (música, dança, narração de histórias).

A participação nesta iniciativa está aberta a artistas em nome individual, bandas, instituições culturais, empresas, ateliês artísticos e comunidades locais – ou seja, todos quantos quiserem colaborar, desenvolvendo uma atividade relacionada com a música, dança ou histórias tradicionais, presencialmente ou online, reza um comunicado.

No passado dia 4 de Setembro, a DRC esteve reunida com representantes da European Folk Network, que quiseram dar a conhecer o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos, por esta rede, e a apresentar de proposta para a realização do encontro anual na Ilha da Madeira, em 2025. O encontro contou com a presença de elementos da Associação Xarabanda, único membro português da EFN.