Participante na regata “Ocean Globe” evacuado para o Funchal

Foto Luís Rocha (arquivo)

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, um tripulante do  veleiro Triana, que se encontrava a navegar a cerca de 242 milhas, o equivalente a cerca de 448 quilómetros, a Nordeste da Ilha de Porto Santo, a participar na regata Ocean Globe Race, foi ontem evacuado para a Madeira via helicóptero “Merlin”.

O homem, de 55 anos de idade e nacionalidade francesa, de 55 anos, tinha ferimentos numa perna que lhe causaram profusa perda de sangue. O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa coordenou a operação, a partir de pedido de auxílio por chamada telefónica e correio electrónico da organização da regata, pelas 09h04 minutos.

De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes urgentes MAR que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como uma evacuação médica urgente.​

Foi assim empenhado o helicóptero EH-101 “Merlin” e uma aeronave P3-C da Força Aérea Portuguesa para efectuar o resgate do tripulante e o seu posterior transporte até ao Aeroporto do Funchal, onde chegaram pelas 18h45.

O velejador foi transportado por ambulância para unidade hospitalar, no Funchal.​