As Equipas de Enfermagem do Serviço de Urgência do HNM, estão a realizar formação na área da abordagem ao doente crítico, nos dias 5, 7 e 9 de junho, no Centro de Simulação Clínica do SESARAM.
O curso visa padronizar os cuidados especializados à pessoa em situação crítica; otimizar o conhecimento técnico e científico dos enfermeiros de cuidados gerais, na abordagem à pessoa em situação crítica e potenciar as competências psicomotoras e cognitivas prévias.
A enfermeira Ana Gouveia, adjunta da Direção de Enfermagem, acompanhou a formação e afirmou a importância da mesma para as “políticas de organização e para os cuidados seguros ao doente em situação critica”.
“Esta formação ocorre no Centro de Simulacao Clínica, é um cenário muito semelhante ao do contexto real, tudo se conjuga no potenciar de cuidados de excelência e cuidados ao doente em situação critica, uma realidade diária no Serviço de Urgência, onde são parte integrante os enfermeiros”, referiu a adjunta da Direção de Enfermagem.
A formação coordenada pelo enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica do Serviço de Urgência, Vítor Correia, aborda neste primeiro módulo, o processo assistencial à pessoa em situação crítica e o papel do enfermeiro, melhorando “skills” e cuidados de enfermagem ao doente crítico no serviço de urgência.
O curso está dividido em cinco módulos e planeado para instruir um total de 40 enfermeiros do Serviço de Urgência do SESARAM, divididos em quatro grupos de 10 formandos.