Muito movimento no cais 8 com o arraial das Casas do Povo da RAM

No Arraial das Casas do Povo, já na sua terceira edição, encontram-se representados os 11 concelhos da RAM. Aquele evento do cartaz cultural regional, voltou a encher o centro da capital madeirense, mais precisamente, o Cais 8.

A governante com as pastas da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, presidiu à sessão de encerramento. Depois do sucesso registado nas duas edições transactas, e que levou milhares até ao Cais 8, a presente edição volta a trazer as cores e tradições das Casas do Povo até ao Funchal, salienta uma nota do seu gabinete.

Foram três dias de festa e muita animação que culmina, amanhã, com várias actuações musicais e muitos sabores tradicionais até ao início da madrugada.

A governante começou por destacar que “este ano, pela primeira vez, contamos com a presença da Casa do Povo do Porto Santo nesta grande festa, estando assim reunidos os 11 concelhos da região. Numa clara aposta em em reunir num só espaço, a cultura e património da Região Autónoma da Madeira, no seu todo”.

Curiosamente, a sessão de encerramento arrancou com uma surpresa organizada pela Casa do Povo do Porto Santo que recebeu Rita Andrade ao ritmo da Banda Musical de Nossa Senhora da Piedade como forma de reconhecer e agradecer, publicamente, todo o apoio prestado pelo Governo Regional.

Sobre esta que é já a terceira edição, a governante referiu que “eventos como estes podem sempre contar com o apoio do Governo Regional. Caso para dizer que são eventos que vieram para ficar. Estão aqui representadas as tradições de todos os concelhos da ilha, no centro do Funchal. Trazer até ao centro as tradições, os sabores e a cultura de cada concelho da região é também preservar e promover a riqueza do nosso património”.

A oportunidade serviu ainda para agradecer aos organizadores deste evento, nomeadamente à Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA) e à Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA), bem como a todas as Casas do Povo, pelo trabalho fundamental que desenvolvem todos os dias.

No total, estão presentes 35 Casas do Povo com expositores, cerca de 40 grupos musicais com mais de 400 participantes, realça-se.