CMF afirma que a água potável do Funchal é de “excelente qualidade”

A CMF afirma que a água do Funchal tem excelente qualidade e um índice de segurança de 99,1%. No âmbito da Semana do Ambiente da CMF, a decorrer na Praça do Município e que termina na próxima segunda-feira e em dia dedicado às “Águas”, o destaque vai para a instalação de bebedouros inclusivos, que permitem agua potável de qualidade para todos, bem como a qualidade da água do Funchal, que é segura, sendo, ademais, uma opção mais sustentável e menos onerosa, refere o município.

Aualmente, o Funchal manda realizar, por entidade devidamente acreditada, “milhares de análises de água recolhidas em pontos de consumo públicos,  com excelentes resultados”.

Em 2022 o indicador de água segura do Funchal foi de 99.1%.

Assim sendo, a CMF procedeu hoje à instalação dos primeiros três bebedouros inclusivos, destinados a todos os que queiram encher as suas garrafas, pessoas com mobilidade reduzida e crianças, sem esquecer os animais.

A autarquia pretende instalar 15 destes novos bebedouros e que a instalação de um destes novos bebedouros, hoje, no Almirante Reis, contou com a vereadora Nádia Coelho.

Sobre este dia dedicado à água, note-se o alargado conjunto de iniciativas, que incluiu exposição de viaturas das Águas do Funchal, nomeadamente da de detecção de fugas não visíveis e da combinada de desobstrução de colectores de águas residuais, sendo de realçar que esta é um modelo compacto, o que significa, portanto, que está adaptada as estreitas ruas citadinas, usando um sistema que recicla a agua recolhida e, sob pressão, a mesma água,  já reciclada, efectua a limpeza da  tubagem de saneamento básico, o que faz poupar água, sendo, por conseguinte, um método de poupar água e custos de deslocação para encher a cisterna da viatura.

Hoje também foi dia da exposição “Água da torneira: menos plástico mais ambiente”, que procura elucidar sobre as vantagens do consumo de água da torneira em detrimento de outras opções menos sustentáveis, sobretudo as engarrafadas em plástico.

Nesta exposição, também são dados a conhecer alguns dos investimentos que o Funchal tem realizado para combater as perdas de água.