Albuquerque amanhã em Machico para abertura do Mercado Quinhentista

foto arquivo

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã em Machico, pelas 16 horas, para assistir à abertura das festividades do Mercado Quinhentista. Trata-se de um projecto sociocultural, de natureza pedagógica, nascido na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. Organizado em parceria com o Município de Machico, tem contado com a participação activa de outros estabelecimentos de ensino, associações culturais e instituições maioritariamente do concelho.

Através da recriação histórica das vivências colectivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, pretende-se sensibilizar para a defesa da nossa identidade cultural, local e regional, valorizando-a no contexto do património histórico português, refere uma nota governamental.

Neste evento, colaboram cerca de 1.350 participantes trajados à época quinhentista, envolvendo quase todas as instituições e associações do concelho de Machico. Nos últimos anos, têm também participado escolas de outros concelhos da Região e vários grupos convidados do exterior.

O espaço divide-se em várias zonas temáticas: 1. Rua dos Mercadores, com tendas de variados produtos da EBS Machico; 2. Caminho dos Ofícios, com vários espaços de apresentação de artesanato; 3. Praça das Bodegas, com tendas onde se pode comer e beber e em que cada espaço tem um único produto; 4. Acampamento Mouro; 5. Liça para torneios a cavalo; 6. Zona de jogos e animação (jogos, tiro com arco, carrossel, cavalos); 7. Forte de Nossa Senhora do Amparo, com exposições; 8. Largo do Fórum Machico com uma exposição do tema anual.

Relativamente à animação, esta será protagonizada por cerca de 50 grupos que, contabilizando, envolvem cerca de 600 participantes. Do exterior, virão cinco grupos profissionais de música e teatro. Esta animação realizar-se-á, simultaneamente, em quatro espaços distintos: palco principal, palco nau na Praça do Fórum, junto ao Forte e na Praça das Bodegas.