Amanhã, dia 23 de Maio, data em que se assinalam os 40 anos do falecimento de Horário Bento de Gouveia, uma das maiores figuras da literatura madeirense, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, apresenta uma reedição da obra “Lágrimas Correndo Mundo”. A cerimónia de apresentação realiza-se pelas 11 horas, na Casa-Museu Frederico de Freitas e contará com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura.
O romance, dado à estampa em 1959 e agora reeditado, foi aclamado pelos seus pares, como pela imprensa regional e nacional e sobretudo pelos leitores que se identificaram de imediato com o retrato social da Madeira e com a trama em torno do bordado, da carestia de vida e da fuga de muitos para a Venezuela e África do Sul em busca do “el dorado”, refere nota da SRTC.
Horácio Bento de Gouveia (1901-1983), nascido na freguesia de Ponta Delgada, concelho de São Vicente, licenciou-se em Ciências Históricas e Geográficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi jornalista, ensaísta, conferencista, cronista e professor do ensino secundário.
Foi um dos autores portugueses mais produtivos do século XX, dando voz e lugar aos costumes e tradições madeirenses, como provam muitos dos seus romances: Ilhéus (Canga), Águas Mansas, Alma Negra e Outras Almas (contos e crónicas da Madeira), Margareta, entre outros títulos.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






