Rúben Aguiar também poderá responder por omissão de auxílio

Para além da prática do crime de homicídio na forma tentada ou, em caso de desagravamento, na prática do crime de ofensa à integridade física agravada, Ruben Aguiar pode também ser acusado do crime de omissão de auxílio.

O crime de omissão de auxílio é um crime conexo nos casos típicos de atropelamento e fuga.

Ora, nos termos do n.° 2 do artigo 200.• do Código Penal, se a situação tiver sido criada “por aquele que omite o auxílio devido, o omitente é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”.

Recorde-se que o caso aconteceu a 18 de abril de 2023, por volta das 13h30. Nesse dia e horas, um homem, com cerca de 50 anos, ficou gravemente ferido depois de ser atropelado em Alcochete, perto da rotunda do Entrocamento.

Na altura, noticiou-se que o condutor do veículo colocou-se em fuga após abalroar o indíviduo.

No local estiveram 15 operacionais, apoiados por cinco veículos e a vítima foi transportada para o Hospital do Barreiro onde esteve internada.

As autoridades procederam a uma investigação e cbegaram ao nome de Rúben Aguiar que viria a ser detido, fora do flagrante delito, sexta-feira passada, no aeroporto de Lisboa, quando se preparava para embarcar para o Canadá, onde tinha um concerto.

Alguns órgãos de comunicação social revelam que o atropelamento aconteceu após uma discussão em que o atropelado terá alertado o atropelante por fazer uma manobra em sentido contrário. Factos para o inquérito apurar.