“Miguel Albuquerque tenta desvalorizar a queixa que o PS vai apresentar ao Ministério Público na sequência da comissão de inquérito às obras inventadas e aos favorecimentos do Governo Regional a grupos económicos porque, efetivamente, foi colocado o dedo na ferida e foi desmascarada a governação do PSD, sobre a qual recaem suspeitas da prática de diversos crimes lesivos dos interesses dos madeirenses”, refere Sérgio Gonçalves.
O líder dos socialistas madeirenses reage desta forma às declarações do presidente do Governo, que, hoje, considerou que a iniciativa do PS é um “tiro no pé”. Uma atitude que, para o líder dos socialistas madeirenses, só pode ser entendida como mais uma manobra de Albuquerque para tentar que o assunto caia no esquecimento, tendo em conta que está em causa a actuação do Executivo.
Apesar dos alertas que vêm sendo deixados pelo PS sobre a conduta dos sucessivos governos, o presidente do PS-M sublinha que, pela primeira vez em quase 50 anos, houve uma confissão desses actos e, desta vez, por parte de um alto dirigente do PSD que já teve responsabilidades governativas.
“Por ter sido desmascarado o regime e por terem sido denunciados factos susceptíveis de configurar práticas criminosas é que o PSD e o CDS, instrumentalizados pelo Governo, adotaram este posicionamento e esta postura de bloquear os trabalhos e tentar impedir o apuramento da verdade”, afirma Sérgio Gonçalves.
Aliás, o líder socialista não deixa de fazer notar que só de forma potestativa foi possível constituir a comissão de inquérito e inquirir as quatro personalidades ouvidas. Caso contrário, ninguém seria ouvido, já que os deputados da maioria não apresentaram qualquer requerimento e chumbaram todos os outros apresentados pelo PS.
Como se não bastasse, Sérgio Gonçalves condena a atitude do PSD-CDS na última reunião da comissão de inquérito, “chegando ao cúmulo” de tentar mudar as actas que haviam sido feitas pelo secretário da comissão (o deputado socialista Victor Freitas).
Por outro lado, Sérgio Gonçalves acusa ainda Miguel Albuquerque de mentir e desvirtuar os indicadores reais relativos à Região.
“O presidente do Governo fala de desemprego e de crescimento económico como se fossem os melhores do País, o que não só não é verdade, como ignora que Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu em termos homólogos no primeiro trimestre deste ano. Além disso, esquece-se de dizer que, enquanto a taxa de inflação no País abrandou para 5,7%, na Madeira subiu para 8,1%. Isto na região com os rendimentos mais baixos do País e onde a população enfrenta grandes dificuldades no acesso à saúde (onde as litas de esperam duplicaram) e à habitação”, adianta.
O líder socialista vinca que esta realidade é o resultado da governação do PSD. “É caso para dizer que Miguel Albuquerque não dá tiros nos pés, mas que as suas políticas e decisões erradas atingem gravemente os madeirenses”.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






