NRP Mondego perdeu subitamente geradores eléctricos e motores de propulsão, por “baixos níveis de combustível”

Uma informação no site da Marinha na Internet refere que, na noite de 27 de Março de 2023, a cerca de 8 km a sul do Porto do Funchal, em direcção às Selvagens, o NRP “Mondego” perdeu subitamente os dois geradores elétricos e os dois motores de propulsão

​​”O navio esteve sempre seguro, tendo sido chamados dois rebocadores que o rebocaram, sem incidentes, para o Porto do Caniçal”, refere a Marinha.

“O navio encontra-se operacional e a causa da paragem súbita de quatro motores diesel, dois geradores elétricos e dois propulsores, resultou de baixos níveis de combustível no tanque de serviço que alimenta os respetivos motores e geradores. Após a reposição de combustível no tanque de serviço os dois geradores e os dois propulsores arrancaram sem problemas”, refere-se ainda.

“O navio está recuperado e já navegou hoje. Estão em curso averiguações para apurar o que falhou na resposta ao mecanismo de alerta de nível baixo de combustível no tanque de serviço e reposição deste por trasfega de um dos nove tanques de reserva existentes a bordo.

O tempo que mediou a reposição do navio ao serviço deveu-se à necessidade de recolher evidências sobre as causas do incidente e registar o estado da plataforma. Este processo envolveu, desde logo, a necessidade de testar a qualidade de combustível de todos os tanques a fim de excluir a paragem destes por motivos de degradação do mesmo, o que levou o navio a estar inativo, sem geradores elétricos, dois dias. Neste período o Mondego foi apoiado pelo NRP “Setúbal” atracado no mesmo cais”, conclui o comunicado da Marinha.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.