Exposição colectiva para inaugurar amanhã no Teatro Municipal

O Teatro Municipal Baltazar Dias informa que na  sexta-feira dia 24, pelas 17 horas e 30 minutos, realizar-se-á a abertura da exposição colectiva “Ocupa o teu lugar”.

A apresentação surge motivada pela celebração dos 135 anos da vetusta casa de espectáculos funchalense e vai ao encontro de uma das metas da temporada. Nomeadamente, colocar a diversos grupos o desafio de serem os criadores de uma narrativa, ao mesmo tempo que mantêm viva a possibilidade de construção e reconstrução do Teatro.

Cada grupo contribuiu com uma instalação artística que desse seguimento à ponderação realizada com a partilha de memórias e ideias, sobre a criação das peças, o transpor disto em arte e qual seria a continuidade no resultado físico propriamente dito, refere a nota do Teatro.

O projecto conta com a colaboração de pessoas com idades variadas, desde os 5 aos 86 anos de idade, contado ainda com mais de 100 participantes, distribuídos por 8 grupos que integram a exposição.

A coordenação está a cargo de Fátima Spínola, com a criação de conteúdos vídeo e multimédia atribuídos a André Moniz e Pedro Freitas (Underline Pictures). O design é da responsabilidade de Sofia Henriques e José Pinho (P&H Design) e a produção feita por Andreia Baptista, Cláudia Nóbrega, Fátima Spínola e Sara Canavezes.

Integram a peça participantes dos estabelecimentos Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Monte, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Secundária Francisco Franco – Agrupamento de Artes Visuais, Universidade da Madeira – Alunos do Curso de Artes Visuais – Colectivo Quimera, Universidade Sénior do Funchal, Associação Presença Feminina, Estabelecimento Prisional do Funchal através do projecto Trégua | Casa Invisível, Companhia 48 – Companhia Inclusiva de Artes Performativas e Irmãs Hospitaleiras | Sagrada Família.

No programa para o primeiro dia da feira do Livro está também o espectáculo “Este Mar de Palavras que nos Une”, no Teatro Municipal Baltazar Dias pelas 21 horas. A 49ª Feira do Livro do Funchal decorre de 24 de Março a 2 de Abril na Avenida Arriaga.