Teófilo Cunha estará na assinatura de um protocolo entre a Direcção do Mar e o Grupo Sousa

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, estará esta sexta-feira, dia 17 de Março, pelas 10 horas, a bordo do ferry Lobo Marinho, na assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direcção Regional do Mar e o Grupo Sousa, no âmbito do programa Escola Azul.

O documento, que será assinado pela directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e pelo administrador do Grupo Sousa, Pedro Amaral Frazão, está relacionado com o apoio logístico e educativo do Grupo Sousa ao II Encontro Regional da Escola Azul, que decorre no dia 19 de Abril, no Porto Santo. O mote para este encontro é ‘O Mar começa em Ti!’, que nasce de uma peça de teatro realizada pela Escola Azul 1ºC/ PE do Boliqueime, refere um comunicado de imprensa.

“Além de uma tarifa especial no Lobo Marinho para os cerca de 350 jovens, professores e utentes da Universidade Sénior que vão participar no ao II Encontro Regional da Escola Azul, o Grupo Sousa vai promover ao longo do ano, para as Escolas Azuis, visitas ao navio, com passagens pela ponte e zonas técnicas como a sala das máquinas”, refere ainda a informação.

O II Encontro Regional Escola Azul começa logo à chegada ao Porto Santo, com uma atividade de plogging no percurso entre o ferry e o centro da Vila Baleira, recolhendo o lixo que forem encontrando. A abertura do evento decorre na Praça do Barqueiro, onde serão apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas aderentes, sobre a literacia do oceano.

Durante a tarde, decorrerá pelas 14h30 a apresentação do Livro “Porto Santo debaixo de Água” na Assembleia Municipal do Porto Santo com a presença de Teófilo Cunha.

Ainda à tarde a EB1, 2,3 Professor Dr. Francisco Freitas Branco vai liderar a Cerimónia de Apadrinhamento da Praia das Fontainhas, juntamente com toda comunidade Escola Azul, seguindo-se uma acção de limpeza da referida praia e um abraço conjunto ao oceano. O Encontro termina com a colocação da Bandeira Escola Azul por parte de todos os estabelecimentos escolares participantes.

“A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que visa promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar, criando gerações mais responsáveis e participativas, que possam contribuir para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, organizações não-governamentais, universidades e outras entidades com papel activo em Literacia do Oceano”, refere a nota enviada às Redacções.

Na Madeira, a Escola Azul conduzida e dinamizada pela Dirceção Regional do Mar, contando já com um total de 50 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de 6.048 alunos e 64 professores.