CMF promove campanha de adopção de animais em três centros comerciais

A Câmara Municipal do Funchal, através da sua Unidade do Bem-Estar Animal, está a promover entre os dias 6 a 20 de Março, uma campanha de adopção de cães e gatos do Canil do Vasco Gil, nos três grandes Centros Comerciais do Funchal, Fórum Madeira, La Vie e Madeira Shopping.

O presidente da autarquia do Funchal, Pedro Calado, fez-se hoje acompanhar pela vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, na visita a uma exposição com imagens dos animais, em tamanho quase real, acompanhadas por um texto sobre a sua história e características.

Estão a ser mostrados, nos 3 centros comerciais, 63 animais (46 cães e 17 gatos), que preenchem os critérios de adopção e perfeitamente adaptáveis a novos ambientes.

Na ocasião, Pedro Calado afirmou que esta campanha “vai ao encontro daquilo que tem sido a politica da autarquia, de fomentar a qualidade de vida para a causa animal, auxiliar as famílias que pretendam adotar animais em segurança, com conforto e com qualidade”.

A adopção tem uma taxa fixa de 20 euros, mas autarquia, conforme explicou o autarca, suporta os custos inicias com os animais (cães e gatos) que são adotados no Canil Municipal do Funchal, nomeadamente as primeiras vacinas obrigatórias, a colocação do microchip e a esterilização do animal.

Pedro Calado referiu que no ano passado com o incentivo destas campanhas, houve um aumento de 25% em relação a 2021. Foram adotados 337 animais (127 cães e 210 gatos).

“Estamos hoje a trabalhar muito a causa animal. Agradecemos o apoio da Provedoria do Animal e das Associações que trabalham connosco. Tem sido um trabalho positivo”, frisou, sublinhando ainda o trabalho de sensibilização que tem sido feito nas escolas.

Pedro Calado realçou que a causa animal continua a ser uma das “áreas prioritárias” do Município do Funchal. Neste particular, relembrou o investimento de 1 milhão de euros que a autarquia irá fazer no Canil Municipal, localizado no sítio do Vasco Gil, na freguesia de Santo António.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal do Funchal agradeceu a colaboração dos três centros comerciais nesta campanha.

Já o Director do La Vie, Aires Rocha, referiu que “o facto de passarem este centro comercial milhares de pessoas diariamente, é também importante para nós associarmos a esta causa animal e podermos apoiar a Câmara na divulgação dos animais para adopção”.

No Centro Comercial La Vie, a exposição estará patente ao público no Piso 2, no Madeira Shopping no piso 0, e no Fórum Madeira estará distribuída pelos vários acessos, desde o piso -1 ao piso 2.