Madeira vai adquirir veículo de superfície não tripulado por 2,8 milhões para monitorizar Zona Económica Exclusiva

Já foi publicada a portaria que autoriza a distribuição dos encargos orçamentais relativos ao “Concurso Público tendente à celebração de contrato de aquisição de um veículo autónomo de superfície não tripulado (USV).

O aparelho será equipado com sensores hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos, com a finalidade de recolha sistemática de dados na Zona Económica Exclusiva (ZEE) da RAM.

O valor da aquisição é de €2.800.000,00, acrescido de IVA.

Um veículo de superfície não tripulado (USV), também conhecido como embarcação de superfície não tripulada , veículo de superfície autónomo (ASV) em alguns casos,  embarcação de superfície não tripulada (USV), ou, coloquialmente, um navio drone, ou barco robô, é um barco ou navio que opera na superfície da água sem tripulação.

Os USVs operam com vários níveis de autonomia, desde controle remoto até totalmente autónomo.

Os USVs são valiosos em oceanografia , pois são mais manobráveis ​​do que as bóias meteorológicas atracadas ou à deriva , mas muito mais baratos do que os navios meteorológicos equivalentes e navios de pesquisa, e mais flexíveis do que as contribuições dos navios comerciais.

Os USVs usados ​​na pesquisa oceanográfica tendem a ser alimentados e impulsionados por fontes de energia renováveis.

Os USVs têm sido predominantemente usados ​​para monitorização ambiental e levantamento hidrográfico e é provável que a aceitação futura cresça na monitorização e vigilância de locais remotos devido ao seu potencial para uso multidisciplinar.

O baixo custo operacional tem sido um fator consistente para a aceitação do USV quando comparado com navios tripulados.