Exposição SEN-TIDO em Câmara de Lobos de 9 de março a 9 de abril

A autarquia de Câmara de Lobos apresenta no dia 9 de março de 2023, às 19h, uma nova exposição, denominada “SEN-TIDO” de Filipe Afonso, que estará patente naCasa da Cultura de Câmara de Lobos até ao dia 9 de abril de 2023.

Trata-se de uma exposição onde estarão expostas, o conjunto de obras que o artista Filipe Afonso criou, com objetivo de revisitar a (sua) vivência pessoal do desastre de 20 de fevereiro de 2010, ocorrido na ilha da Madeira, questionando assim, a problemática “dos chamados desastres “naturais”, que está presente, propositadamente, no jogo gráfico do título da exposição.

O título “SEN-TIDO” diferencia os sentidos das palavras em etapas que, com a introdução do hífen, separa, não enfatizando apenas a rotura do SEN-TIDO, mas também remetendo, para a o sentimento de perda “(SEN) do que antes se supunha ter (TIDO)”. Menções precisas que dão sentido à vida e à morte.

O título justifica, inconscientemente, a natureza traumática da época crítica do desastre e a dinâmica paradoxal do trauma resultante do fim desta experiência extrema. Se o hífen quebra, indica também a inviabilidade da regressão compulsiva, através da memória, de momentos traumáticos e experiências de desastres.

O conjunto de obras de Filipe Afonso, que vão ser apresentadas, é composto por umtexto introdutório acerca da exposição, um Coração em formol, um Coração geométrico em madeira, dois vídeos intitulados “SEN-TIDO” e “VI-VIDO”, um documento dos Serviços do Ministério Público do Funchal, uma página de necrologia em acetato sobre folha de jornal, quatro conjuntos de duas fotografias em acetato sobre folha de jornal e, ainda, uma estampagem da mão em folha de jornal.

É relevante referir, que para o artista, este evento é uma exposição de natureza pessoal, logo, muito sensível e sentimental, uma vez que, este foi um dos afetados diretamente no desastre de 20 de fevereiro de 2010, onde perdeu a sua mãe. O jovem foi salvo no meio da “lama” por um vizinho e esteve no hospital a lutar pela vida durante algum tempo.