Os autarcas eleitos pela coligação “Confiança” alertam a Câmara Municipal do Funchal para a “prolongada falta de limpeza que se assiste, sendo notória e evidente um pouco por todo o concelho do Funchal. São muitos os arruamentos, veredas e becos, particularmente nas freguesias de Santo António, São Pedro, São Martinho, Santa Luzia e São Gonçalo que vão sendo abafados por um manto de vegetação, acumulando lixo e criando situações de insalubridade”.
A “Confiança” relembra que a Câmara Municipal do Funchal tem nas suas atribuições, nomeadamente na Divisão de Limpeza Urbana, a responsabilidade de garantir a varredura e limpeza do espaço público, a lavagem e desinfecção de pontos de insalubridade, passeios, praças e outros espaços públicos, assegurar a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, assim como da monda de bermas e ainda assegurar o controlo integrado de pragas urbanas e espécies nocivas e outras acções de salvaguarda da saúde pública, no âmbito da higiene urbana.
Ao abrigo da transferência de competências, as juntas de freguesia recebem, por contrato interadministrativos com o município, 375 mil euros anuais para promover a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros a seu cuidado.
“Assim, quando são aplicados tantos recursos dos funchalenses nesta área, não é admissível que a cidade esteja votada ao abandono e transformada numa selva urbana pela incúria dos actuais executivos do PSD que, com o foco na propaganda, vão deixando o Funchal deslizar para patamares de negligência nunca vistos”, acusa a “Confiança”.
Os autarcas eleitos pela Confiança irão solicitar nos respectivos órgãos autárquicos que seja cumprida a missão primária da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, em manter uma cidade asseada, apresentável, segura e saudável, que seja um orgulho para quem cá vive e granjeando o reconhecimento de quem nos visita, conclui o comunicado.