O presidente do Governo Regional visita no sábado, pelas 12 h, as obras de construção do novo empreendimento habitacional denominado São Gonçalo III. As mesmas vão permitir uma nova oferta às famílias funchalenses. São mais 54 fogos, num investimento de 6,6 milhões de euros.
O novo bairro fica nas proximidades do Bairro de São Gonçalo, na freguesia com o mesmo nome e é um empreendimento que está a ser construído no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, salienta informação da Quinta Vigia.
O bairro está a ser edificado num terreno com cerca de nove mil metros quadrados de área.
A obra contemplará a construção de três edifícios, com tipologias que variam entre os T1 (12 apartamentos), T2 (27), T3 (12) e T4 (3), estando a sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2024.
Para além de aumentar a oferta de habitações a preços acessíveis, com esta empreitada pretende-se elevar o patamar de desempenho de eficiência energética, na medida em que o empreendimento será concebido com vista a obter a classificação energética máxima, refere-se ainda.
Está também prevista a criação de um arruamento de acesso viário e pedonal, infraestruturas, estacionamentos cobertos e descobertos, áreas verdes e um parque infantil, tentando ainda garantir ao máximo a ausência de barreiras arquitectónicas.
No âmbito da Oferta Pública de aquisição de habitações a custos controlados, lançada pela IHM em finais de 2021, foram aprovados 17 empreendimentos habitacionais, representando um total de 533 novas habitações, que serão atribuídas às famílias madeirenses em regime de arrendamento acessível.