O dirigente do PS-M, Sérgio Gonçalves prometeu recentemente que quando o PS for Governo na Região vai proceder à reabertura dos serviços de urgência dos centros de Saúde do Porto Moniz e de Santana durante 24 por dia.
A garantia foi deixada no sábado, durante uma conferência de imprensa realizada junto ao Centro de Saúde do Porto Moniz, momento em que o líder socialista apontou o dedo à decisão do Governo Regional de não reabrir estes serviços no período nocturno.
Sérgio Gonçalves lembrou que esta é uma matéria que já foi objeto de uma recomendação aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em 2021, lamentando que o Governo Regional continue a não implementar essa medida. “Num território que tem perdido população, que tem uma população envelhecida e onde tantas vezes falamos de incentivos para fixar mais pessoas, os cuidados de saúde 24 horas são fundamentais para conseguirmos atingir estes objetivos”, alertou.
O líder dos socialistas deu conta do facto de a presidente do SESARAM e de o secretário regional da Saúde terem dito que não reabririam as urgências, o que levou o PS a requerer uma audição parlamentar a Pedro Ramos, a qual “foi rejeitada pela maioria PSD-CDS, que continua, tal como o Governo Regional, a querer fugir ao escrutínio do PS e da própria população, que merece ser esclarecida e tem de saber as razões pelas quais estes serviços não abrem 24 horas”.
Sérgio Gonçalves afirmou que o PS vai continuar a insistir nesta matéria.