A Iniciativa Liberal veio comentar recentes declarações do presidente da Região, Miguel Albuquerque, no sentido de que se os jovens estão hoje desempregados “é por opção”, ironizando: “Queres trabalho? Tens 3 opções: emigra, filia-te ou sujeita-te ao que há”.
“Hoje vamos lembrar os diversos jovens madeirenses que por força da opção (a única que lhes resta) decidiram votar com os pés e emigrar. Vamos ainda lembrar os cerca de 19% de jovens desempregados, também eles por coincidência e mais uma vez por força da opção, que decidem não trabalhar, mas também aqueles saem tarde da casa dos pais e aos que nem se atrevem a sonhar adquirir residência própria. Claro que também podemos lembrar aqueles que sem grande escolha sujeitam-se ao que há, e isso sabemos muito bem o que é: baixos salários, carreiras precárias e ainda saídas profissionais fora da área de especialização”, prossegue a IL.
“O que acima lembramos são as as “muitos boas” saídas profissionais, que aguardam os jovens madeirenses há mais de 40 anos, que por escolha, como sabemos, preferem na maioria dos casos ficar em casa… As palavras proferidas por Miguel Albuquerque esta quarta-feira, além de inconsequentes, demonstram que das duas uma, ou uma total falta de respeito ou um total desfasamento da realidade da parte do Sr. Presidente”, criticam os liberais.
“A piada desta quarta-feira foi de mau gosto e fica-lhe mal. Começa por qualificar as oportunidades de emprego regional como “muito boas” e remata com um populismo discreto dizendo que quem não trabalha fá-lo por opção. Os jovens Liberais condenam vivmente este deboche do Sr. Presidente do GR. Lamentamos ainda a falta de visão e inércia política na procura de melhores saídas profissionais para os jovens recém formados na região, aos quais o governo regional espera que se contentem com o amplo, mas muito precário, leque de opções à sua escolha ou então já sabem, emigrem! PS: um cartão partidário pode levar-te longe, mas a Madeira continua presa ao passado”.