A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) promove a discussão sobre aquacultura no AQUA’23: III Jornadas de Aquacultura, nos dias 2 e 3 de Março de 2023 na Madeira.
As primeiras Jornadas de Aquacultura foram realizadas em 2007 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). “À data foram muito bem aceites pelos nossos associados e não só, tivemos cerca de 80 participantes, e ao longo de um dia de interacção falámos e discutimos a aquacultura em Portugal e no Mundo, sua importância e perspectivas futuras”, refere um comunicado da organização.
Todavia, “catorze anos é algum tempo, e o panorama da aquacultura em Portugal alterou-se e decidimos em 2021 realizar a segunda edição para debater as actualizações do sector”.
“Na conjuntura mundial, em que existem cada vez mais restrições à pesca extrativa, e com uma posição de excelência devido à sua localização geográfica, Portugal, em especial a Ilha da Madeira, evidencia um enorme potencial por explorar no que diz respeito à produção aquícola. No entanto, nem tudo serão facilidades, pois não bastará ter mar e costa para produção aquícola. A aquacultura portuguesa tem avançado a um ritmo interessante, revelando, ainda, um potencial de crescimento elevado, mostrando-se com um dos sectores da Zootecnia com maior potencial de crescimento. Faltam técnicos especializados na área, e os Engenheiros Zootécnicos representarão aqui um papel preponderante nesta produção zootécnica de elevada especificidade e conhecimento técnico”, refere uma nota.