CDS não poupa elogios à Unidade de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências

Os deputados do CDS visitaram hoje as instalações da UCAD – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, tendo posteriormente, reunido com o director,  Nelson Carvalho, para conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pela sua equipa nas várias áreas de intervenção.

A deputada Ana Cristina Monteiro elogiou o trabalho que a UCAD tem feito, nomeadamente ao nível da prevenção, destacando os programas e as campanhas de sensibilização que esta Unidade faz nas escolas, no sentido de educar as crianças e os jovens da Região.

O CDS diz que o consumo das novas drogas psicoativas na Madeira é uma preocupação cada vez maior para a nossa sociedade, mas “é preciso dizer que a Madeira é das zonas do país que tem investido mais na prevenção”. Criar medidas e leis que combatam o tráfico ilícito de drogas é urgente.

“Apesar dos números, ao nível do consumo de álcool e do tabaco, serem mais baixos na Região do que a nível nacional, a centrista reforça que há ainda muito trabalho pela frente e enaltece, mais uma vez, a equipa multidisciplinar da UCAD pela sua dedicação nas diferentes esferas de actuação”, referem o centristas.

“Além das diversas campanhas de sensibilização no sentido de educar os nossos jovens, o tratamento e acompanhamento é de extrema importância. Também o enquadramento legislativo é um factor decisivo, no sentido de garantir que qualquer nova substância psicoactiva possa ser alvo de criminalização num curto espaço de tempo, pois a cada dia surgem novas substâncias e estas têm de ser travadas. Foi neste sentido que foi feita uma recomendação à Assembleia da República pelos Grupos Parlamentares do CDS e PSD e que esperamos que esta seja viabilizada na República, a fim das novas drogas poderem ser criminalizadas, pois, na verdade, o que dificulta o combate ao tráfico e permite a comercialização destas substâncias é uma legislação desajustada à realidade”.