IL quer revisão da Lei de Finanças Regionais

A Iniciativa Liberal veio referir, em comunicado, que a autonomia das regiões insulares é, desde a sua origem, um projecto inacabado e eternamente adiado.

“É importante criar os mecanismos para que a Autonomia deixe de ser apenas um nome dado às regiões e passe a ser a forma como se governam os arquipélagos. Por isso, a Iniciativa Liberal defende a revisão da Lei das Finanças Regionais num primeiro momento, de modo a alcançar um modelo mais justo e transparente, que garanta uma distribuição equitativa de recursos com base nas reais necessidades dos madeirenses”, refere-se.

2Num segundo momento somos defensores se um sistema fiscal próprio de fiscalidade reduzida, de modo a potenciar a criação de riqueza para todos. Nos Açores, pela intervenção da IL, aprovou-se uma redução fiscal, pelo limite, em sede de IRC, IRS e IVA, o que fará crescer a economia e não reduziu a cobrança de impostos proporcionalmente. O Estado Central falha em áreas que são da exclusiva responsabilidade da República, tais como justiça e segurança interna. E não esquecemos isso. Aos madeirenses em especial queremos dizer que os liberais sabem o que lhes tem falhado, seja nas responsabilidades dos governos da república, seja nos governos regionais, que só conheceram uma cor. Estamos atentos ao que se passa e acreditamos num modelo diferente, nomeadamente na gestão das finanças regionais. Na Madeira a alternativa liberal também está a fazer o seu caminho, apresentando o que pensamos e defendemos”.