DRS divulga Plano Regional de Saúde 2021-2030

O Plano Regional de Saúde 2021-2030 é um documento de planeamento estratégico em saúde, integrador e de base populacional, da responsabilidade da Direcção Regional da Saúde (DRS), que resulta de um trabalho de criação participativa, multinível e multissectorial de identificação das principais prioridades em saúde e das estratégias de intervenção mais adequadas para assegurar uma saúde sustentável.

A fase de consulta pública do Plano Regional de Saúde 2021-2030 decorreu até o dia 24 de Janeiro, tendo a DRS recebido neste âmbito uma dezena de contactos de natureza individual e institucional (nas quais se incluem organizações profissionais e políticas) e de âmbito regional e nacional. A variabilidade dos contactos recebidos reflectiu-se numa grande riqueza de contributos, refere nota às Redacções.

A DRS agradece todos os contributos e salienta, além do carácter construtivo de todas as participações, que muitos contributos abordaram questões operacionais, que serão consideradas no processo de implementação.

Após concluída a fase de consulta pública e considerados os contributos recebidos, a última versão do PRS 2021-2030 foi submetida a apreciação e aprovada pelo Conselho de Governo, conforme Resolução do Conselho do Governo Regional N.º 34/2023.  À data, o PRS 2021-2030 está disponível no site da DRS (https://www.madeira.gov.pt/drs/Estrutura/DRS/ctl/Read/mid/12765/InformacaoId/172857/UnidadeOrganicaId/48).

A DRS assinala que o PRS 2021-2030 assenta numa visão da RAM como uma região saudável, segura, sustentável e inovadora, tendo subjacente os pilares do desenvolvimento sustentável. Neste enquadramento, a finalidade do PRS é melhorar a saúde e o bem-estar, ao longo do ciclo vital, prolongando a vida saudável de toda a população.

Identificando os seis principais problemas de saúde, designadamente, os tumores malignos, as doenças do aparelho circulatório, as doenças do aparelho respiratório, os transtornos mentais e comportamentais, as doenças do aparelho digestivo e as causas externas de lesão e envenenamento, o PRS define 4 eixos prioritários – Promoção, Prevenção, Protecção e Progresso, para os quais propõe um conjunto de recomendações estratégicas.

No domínio da implementação, além das várias estratégias de intervenção em curso, relembra-se a mais recente campanha de sensibilização para estilos de vida saudáveis que, inserida no campo da promoção da saúde e prevenção das doenças, pretende reforçar na nossa comunidade uma cultura de centralidade da saúde nas decisões do dia a dia. Pela saúde de todos e de cada um.