“Super Natural”: Longa-metragem a caminho de Londres

No próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 18h30 a Tate Gallery, em Londres, acolhe “Super Natural”, a longa-metragem de estreia do realizador português Jorge Jácome, com a duração de 2 horas e 20 minutos. A programação conta com a presença do artista e inclui uma introdução à obra e uma conversa final com o público.

Este trabalho surgiu no âmbito de uma parceria com a Dançando com a Diferença, companhia de dança inclusiva sob direcção artística de Henrique Amoedo, que em plena pandemia, viu cancelado o projecto para a realização de um espetáculo com o Teatro Praga.

Gravado no Funchal, onde está sediada a companhia que integra pessoas com diversidade funcional, este filme – co-produzido pelo Teatro Praga – explora diversos conceitos e estímulos sensoriais. Num universo em que a realidade se mistura com a imaginação, os intérpretes madeirenses surgem numa história narrada por dois seres não-humanos.

Recorde-se, ainda, que não é a primeira vez que esta obra atravessa fronteiras, tendo já arrecadado o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), no Festival Internacional de Cinema de Berlim – também chamado Berlinale – em 2022.