“Região tem excelentes condições para desenvolver a inovação pedagógica”

DR

Reforçar a ligação das escolas ao seu contexto local, bem como as parcerias com diferentes “stakeholders”, sejam do tecido empresarial, da academia ou de outras áreas, foi uma das ideias-chave resultantes do encontro “Educação: onde estamos? Onde queremos chegar?”, realizado no âmbito do “Compromisso 2030”, desta feita em Machico.

Envolvendo a preleção inicial de Pedro Duarte intitulada “Educação: o Futuro é Hoje”, participaram, neste evento, mais de 50 representantes da comunidade educativa, entre professores, presidentes de conselho executivo, diretores de escola, pais e alunos, numa oportunidade em que foram abordadas algumas das ideias apresentadas no encontro promovido em Câmara de Lobos, muitas das quais já em execução nas escolas da Região.

Reconhecendo o investimento que está a ser feito na Escola Digital, bem como a sua importância na formação dos jovens para uma sociedade cada vez mais digital, foi reforçada, neste encontro, a ideia de que a Região tem condições únicas, quer culturais, históricas ou mesmo ambientais que a Escola pode integrar cada vez mais no desenvolvimento do currículo. Uma maior interligação entre as diferentes disciplinas foi sugerida por vários participantes, com uma sugestão concreta de integração das línguas nas atividades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvendo-se assim, também por esta via, a capacidade interpretativa dos alunos.

Paralelamente, foi também expressa a necessidade de a escola desenvolver pedagogias ativas, “valorizando-se a avaliação formativa mas sem esquecer o bem-estar dos alunos, permitindo que estes sejam mais autónomos na sua aprendizagem, cabendo ao professor especialmente o papel de orientador”.

Refira-se que, cumprindo os objetivos do projeto “Compromisso 2030”, o tema da educação subdivide-se em seis grandes subtemas – Educação: Tendências Internacionais; Escola, Currículo e Sociedade; A Escola que se quer Digital; A Escola como Organização; Carreiras Profissionais e Rede Escolar – seguindo um modelo de auscultação concelhio, até agora levado a cabo em Câmara de Lobos e Machico.