Bispo faz desafio em retiro Carismático: rompe as tuas redes e deixa-te encontrar por Jesus

Eucaristia de domingo celebrada pelo Bispo da Diocese do Funchal e concelebrada pelo cónego Duarte Pita e o Padre Mário Ribeiro. Fotos FN.

O Grupo de Oração “Cenáculo-Vida”, do Renovamento Carismático Católico da Paróquia de Santa Luzia, sob a orientação do cónego Duarte Pita,  promoveu, neste fim de semana, um retiro de cura interior e de libertação com a participação de mais de uma centena e meia de cristãos. O apelo central deste encontro foi a necessidade de cada um se decidir por uma mudança determinada de vida para seguir Jesus e, deste modo, encontrar a verdadeira paz e felicidade.

O Bispo da Diocese do Funchal presidiu à Eucaristia deste domingo, fazendo um apelo veemente aos presentes para que se libertem das “redes” que os aprisionam e digam “sim” a Jesus, quando a todos interpela com a sua Palavra, “Sigam-me”. Na verdade, Dom Nuno Brás, de forma doce mas também firme, procurou elucidar todos sobre a beleza de encontrar Jesus na vida de cada um, tal como Cristo desafiou os apóstolos, simples pescadores, que tudo deixaram para seguir o verdadeiro e único Mestre. O mesmo desafio de há dois mil anos permanece vivo e atual, com Jesus a sussurrar a cada coração, “Sigam-me, porque eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

O pedido do Bispo: deixem-se enamorar por quem vos pode dar a verdadeira alegria, Jesus.

O Retiro foi vivido com uma profundíssima unção do Espírito santo que se derramou com poder sobre os presentes. Arnaldo Paixão, leigo católico, organizador e pregador de retiros católicos no país, com o ministério de cura e libertação (colaborador do Padre Duarte Sousa Lara, exorcista da Diocese de Lamego), orientou os trabalhos, com uma dinâmica muito viva e clara, esclarecendo os cristãos sobre os mitos do paganismo, das falsas convicções que abundam no mundo e apelou a uma viragem decidida pelo Evangelho, como caminho para a conversão, num espírito de unidade e fraternidade.

Arnaldo Paixão fez um apelo muito forte ao perdão e à renúncia como forma de o cristão encontrar verdadeiramente, e não de forma ritualizada, Jesus.

Durante o Retiro, houve momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, orientados pelos sacerdotes Mário Ribeiro e Fernando Soares, e confissões pelos Padres Carlos Vieira, Manuel Pita, Manuel Alexandre (assistente diocesano do RCC), Alberto Fernandes, entre outros sacerdotes. Também o cónego Manuel Ramos celebrou a Eucaristia de sábado. O padre Fernando Gonçalves, da Comunidade Restauração no Brasil, que está a evangelizar este mês na Comunidade Vida Nova, em São Roque, foi também um dos pregadores, tendo elucidado, de forma muito dinâmica e direta, os presentes sobre a noção de pecado e as consequências concretas no quotidiano das famílias, com testemunhos vivos de conversão.

Com um estilo direto e muito dinâmico, o padre Fernando Gonçalves enumerou as várias dimensões de pecado e apresentou testemunhos vivos de conversão.
Os cristãos aderiram em força a este retiro, demonstrando sede de Jesus nas suas vidas.

Foi notória a participação ativa dos cristãos que têm demonstrado uma grande sede de Jesus, de uma evangelização ativa, tendo a oportunidade de serem esclarecidos sobre algumas falsas ideologias que os empurram para caminhos errados e consequentes distúrbios emocionais e espirituais.

 

A homenagem à Virgem Maria, como intercessora e medianeira das graças.