O PCP realizou hoje no centro do Funchal uma acção política sobre o direito à habitação em que, através da colocação de tendas de campismo, foi colocado sobre diversos prismas o grave problema social da habitação na RAM.
Ricardo Lume encerrou a sequência das intervenções políticas com uma exposição inter-sectorial sobre a extensão e a profundidade do problema que afecta milhares de famílias nesta Região Autónoma.
Sobre o direito fundamental à habitação, como um direito social, o PCP dedicará toda esta semana à abordagem da multiplicidade das respostas políticas que se exigem para a resolução de tão importante problema.
Ao longo das próximas iniciativas serão considerados os muitos obstáculos no acesso a uma habitação digna: o valor das rendas, a descontrolada especulação das casas, a subida das taxas de juro, as longas listas de espera para aceder a uma habitação com arrendamento social, a dita “habitação a custos controlados” dirigida para quem é mais favorecido, a desresponsabilização do Estado na promoção do acesso à habitação e a atribuição ao “mercado” do direito à casa.
Como referiu o deputado do PCP, “por se tratar de um fundamental direito social, importa lutar pela habitação digna”.