Seixal celebra o Santo Antão este fim-de-semana

É já nesta sexta-feira que têm início as festividades em honra de Santo Antão, padroeiro do Seixal. Trata-se de uma das mais típicas festas da costa norte da Madeira, naquela freguesia do concelho do Porto Moniz.

Trata-se, como nos relembra uma nota de imprensa, de uma solenidade sempre muito participada, tanto pela população local, como por pessoas de toda a região, sendo organizada por uma comissão organizadora que, conforme manda a tradição, após serem nomeada é responsável pela recolha de donativos para cobrir as despesas da festa.

Com início pelas 20 horas desta sexta-feira, o arranque do arraial contará com a animação do conjunto Banda Fixe que promete aquecer o ambiente entre os presentes.

Já no sábado, pelas 12 horas, realizar-se-á a tradicional girândola de fogo, estando a animação vespertina por conta da Banda de Nossa Senhora do Arco de São Jorge, uma instituição cultural que há quase 90 anos leva a cultura música às mais diversas celebrações da região.

Pelas 20 horas decorrerá na Igreja Paroquial a habitual Eucaristia da véspera desta celebração, continuando a festa até às 4 da manhã com muita música e animação nas diversas barracas de comes e bebes. Na noite de sábado, destaque para a actuação do grupo Amigos da Música, outro dos conjuntos que ao longo do ano enchem de alegria as festas populares realizadas na Madeira.

No domingo, o ponto alto será a missa em honra de Santo Antão, Orago do Seixal, um momento que promete levar muitos devotos a esta cerimónia que terá lugar pelas 16 horas, seguida de procissão.

No exterior actuará o Grupo Folclórico da Casa do Povo do Porto Moniz. Pelas 18h45 realizar-se-á o habitual sorteio das rifas, continuando a animação até às 24 horas.