PSD afirma que RAM tem adaptado apoios às necessidades das empresas

O grupo parlamentar do PSD constatou, hoje, o facto de o Produto Interno da Região estar a apresentar níveis de crescimento que têm surpreendido, apesar de termos saído há pouco tempo de uma pandemia. O deputado Carlos Rodrigues frisou o esforço que tem sido realizado pelo Governo Regional na redução dos impostos e na adaptação dos apoios à economia às circunstâncias do momento.

“Voltámos a ter um crescimento da nossa economia acima da média nacional”, afirmou o parlamentar no âmbito de uma visita à empresa Douradas dos Prazeres, no Parque Empresarial da Calheta, sublinhando que esse crescimento “vem em linha daquilo que estava a acontecer até o início da pandemia, em 2019”, sendo o resultado da “resiliência e da capacidade de trabalho dos nossos empresários”.

“Todos têm feito a sua parte”, garantiu, nomeadamente os empresários, mas também o Governo Regional, que, “desde 2015, tem vindo a promover uma política de fiscalidade amiga das empresas, que, no último orçamento, atingiu o valor baixo em todo o território nacional”.

Uma maior atractividade fiscal que, conforme opinou, faz com que as empresas possam libertar mais meios para as suas actividades e investimentos.

Carlos Rodrigues disse ainda que o Executivo madeirense tem vindo a associar a redução dos impostos a um programa de apoios, quer ao nível de linhas relacionadas com o investimento, quer de outros apoios específicos, como os que foram lançados durante a pandemia, sendo disso exemplo o Investe RAM Covid.

Neste momento, realçou o deputado, e porque vivemos uma nova crise, marcada sobretudo pela questão energética e pelo aumento dos custos de produção, “a política tem sido de olhar para esses novos desafios e de apoiar naquilo que pode ser apoiado”.

Nesse sentido, referiu, foi já anunciada pelo Governo Regional a implementação de uma linha de apoio que possa compensar os aumentos, nesta área.