
Uma informação hoje publicada no site da autarquia funchalense na Internet dá conta de que a Câmara vai adquirir três novas obras de arte, duas pinturas de Pascal Errante e uma peça de cerâmica de Luz Henriques.
O Município justifica a compra dizendo que tem, regularmente, promovido a aquisição direta de obras a artistas e a colectivos artísticos, com o objectivo de dinamizar a Colecção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Funchal.
A aquisição das duas obras de Pascal Errante decorre da realização da mostra “Era uma vez na Madeira, Lendas e Contos”, ainda patente nos Paços do Concelho. “O artista Pascal Errante é reconhecido pelo seu trabalho na área de ilustração editorial e infantil, cartoon e desenho cientifico”, refere a nota.
Já a compra da peça de cerâmica de Luz Henriques decorre da realização da Exposição Internacional de Cerâmica Artística que decorreu no Teatro Municipal Baltazar Dias e no Museu Henrique e Francisco Franco.
“A artista conta com mais de 30 anos de carreira como pintora e ceramista, sendo distinguida com vários prémios de mérito na categoria das artes plásticas a nível nacional e internacional”, sublinha a CMF.
Até 2024, a edilidade funchalense pretende publicar o inventário das obras do seu património artístico, para “possibilitar o aprofundamento do conhecimento existente sobre esse acervo e divulgar e disponibilizar essa informação aos agentes culturais, à comunidade cientifica e à sociedade”.