Um tripulante do navio de cruzeiro “AidaNova” foi resgatado esta madrugada por motivos de saúde, numa operação coordenada pela Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.
Tratou-se de um homem de nacionalidade filipina, e com 45 anos de idade, que tinha uma hemorragia interna.
Pelas 04h22, foi recebido no MRSC Funchal um pedido de ajuda do “AidaNova” que se encontrava a navegar a cerca de 40 milhas, o equivalente a cerca de 74 quilómetros, a sul da Ilha da Madeira.
Após um, contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), foi considerado necessário a recuperação médica do doente.
Assim, através da colaboração do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC) de Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, ambos da Força Aérea Portuguesa, foi enviado um helicóptero (EH-101 Merlin) para realizar o resgate do tripulante para o Aeroporto do Funchal, onde era aguardado por uma ambulância, dos Bombeiros Municipais de Machico.
A mesma procedeu ao transporte do homem para uma unidade hospitalar não especificada.