O quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal acolheu hoje uma cerimónia de imposição de galões aos novos adjuntos. Nomeadamente, Adjunto Técnico Operacional e Adjunto Técnico para a Emergência Pré-Hospitalar do quadro de comando do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal.
O acontecimento registou a presença do presidente da CMF Pedro Calado, da vice-presidente Cristina Pedra, do vereador Bruno Pereira e ainda do presidente da Assembleia Municipal, José Luís Nunes.
Calado elogiou, na oportunidade, o comandante do Bombeiros Sapadores do Funchal, José Minas, pelo “exxcelente trabalho” que, no seu entender, tem desempenhado, destacando ainda a importância do reforço da equipa de comando com os dois novos adjuntos (em concurso interno geral).
Frisando o historial da corporação, recordou o investimento que a autarquia está a fazer, quer na criação de melhores condições de trabalho, quer financeiras, já que, no próximo ano, decorrerá a actualização prevista para os anos de 2024 e 2025, passando os 134 bombeiros actualmente em funções a receber a sua remuneração na totalidade já em Janeiro de 2023, com o pagamento dos restantes 40 %, em vez dos 15% inicialmente previstos. Um investimento de anda à volta de 500 mil euros.
No decurso desta cerimónia estiveram em exposição os novos equipamentos adquiridos, em particular, ao nível do desencarceramento. Foi ainda realizada uma demonstração operacional dos mesmos.
Dos equipamentos em exposição, destacam-se os kits de planos duros côncavos, maca de pressão positiva e negativa para transporte de infectados ou contaminados, monitor de sinais vitais, berbequim profissional, mantas de extinção para incêndios em veículos, bem como kits de resgate para manobras de extracção imediata em acidentes rodoviários e cadeiras de transporte para emergência pré-hospitalar.