Largo em São Gonçalo passa a chamar-se João Abel Caldeira Leal

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, inaugurou hoje a nova atribuição toponímica – Largo João Abel Caldeira Leal, no centro da freguesia de São Gonçalo, que era até aqui identificado como Largo do Stop.

O nome do antigo regedor e presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, foi proposto pelo actual presidente de Junta, Tiago Freitas, e aprovado pela Câmara Municipal do Funchal.

Numa cerimónia emotiva que contou com familiares do ex-autarca, tendo este desempenhado funções entre 1977 a 1993, Pedro Calado referiu-se a uma homenagem justa, tendo enaltecido “o trabalho e a política de proximidade que ensinou a todos, sublinhando que” hoje o que estamos aqui a fazer, é reconhecer e homenagear um homem que tanto lutou e ajudou a ultrapassar tantas dificuldades da população”.

Pedro Calado regozijou-se pelo facto deste trabalho ter continuidade, pois sente que os actuais presidentes de Junta têm estado no terreno com as populações diariamente.

O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas considerou um “dia histórico”, tendo realçado as características do antigo autarca – um “homem bom, crente e que nos momentos cruciais tudo fez para que as suas propostas fossem aceites”.

Tiago Freitas também aproveitou para destacar as obras de beneficiação realizadas recentemente no Largo.

Já Rubina Leal, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, filha do homenageado, também assinalou a política de proximidade que o pai manteve ao longo dos seus 5 mandatos e sublinhou ainda a “audácia” que lhe era característica.

A placa hoje descerrada com o nome João Abel Caldeira Leal está escrita em braille.