Missa do Parto leva esperança também aos doentes do Hospital João de Almada

Fotos FN.

No Hospital João de Almada, é tempo também de viver a tradição das Missas do Parto. Nesta instituição de saúde, que acolhe doentes e idosos com as mais variadas doenças, a luz natalícia também é levada aos enfermos, num convite à alegria e à ousadia de sonhar apesar das adversidades e muitas limitações físicas.

O pároco do Livramento e também capelão do Hospital João de Almada, João Carlos Gomes, celebrou, neste domingo, a Missa do Parto, que contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, e dos elementos que compõem a direção clínica do SESARAM. Um momento singular, engalanado por belas decorações natalícias e por um coro que abrilhantou a cerimónia.

O titular da Saúde enalteceu o trabalho da instituição hospitalar e expressou o seu apoio a todos os profissionais. Já o padre João Carlos Gomes, inspirado pelas palavras do Evangelho, lembrou os sonhos de São José e a célebre canção da “Pedra Filosofal”, para colocar o enfoque na importância de continuarmos a sonhar. Há muitos idosos que interpelam o sacerdote, porque não compreendam a razão de ali estarem, ou então, confidenciam-lhe o sofrimento que atravessam na debilidade das suas doenças. A todos deixa uma palavra de esperança, de ser necessário caminhar e olhar em frente, como fez Maria e José.


Os idosos, com as vestes natalícias, deram corpo ao ofertório da Eucaristia, que não deixou de comover os presentes. Assim se vive o Natal nesta instituição, com o contributo decisivo da equipa de animação e de voluntários. Após a Missa, teve lugar um convívio com os presentes.