O grupo parlamentar do PSD não vê da mesma maneira que o PS o anúncio para 2023 da gratuitidade dos manuais escolares no 1º ciclo para todos os alunos que frequentam as escolas públicas da Região, assim como a frequência gratuita das creches para os beneficiários do 1º e 2º escalão da Acção Social Escolar e redução de 10 por cento nos restantes escalões. Estas medidas, para os deputados do PSD, são merecedoras de aplauso, “pois são uma forte aposta do Governo Regional nas medidas de apoio às famílias no âmbito da educação”.
Sónia Silva referiu a respeito: “Estas são medidas de apoio directo às famílias da Região, numa altura em que se vivem maiores constrangimentos resultantes dos aumentos dos custos de vida provocados pela inflação, e que materializam o compromisso assumido com as famílias madeirenses e porto-santenses, na persecução de uma educação de qualidade e na promoção do sucesso escolar”.
Afirmou, por outro lado,, q1ue não se trata de actos isolados, fazendo antes parte de um conjunto de apoios e investimentos levados a cabo pela tutela desde 2015, “num claro investimento na área educativa” e que será amplamente reforçado no Orçamento Regional para 2023.