Nacional fez ontem 112 anos e distinguiu 56 personalidades

Fundado a 8 de dezembro de 1910, o Clube Desportivo Nacional completou 112 anos de vida esta quinta-feira. Uma data marcante e que foi assinalada com um programa variado.

As comemorações tiveram início logo de manhã com um Torneio de ‘Trapalhanças’ (Escolinhas) e o Torneio Aniversário (destinado aos escalões de Infantis e Benjamins), que teve como grande palco o Cristiano Ronaldo Campus Futebol – Estádio.

Seguiu-se a celebração de uma missa solene no restaurante panorâmico.

A Praça de Sócios, junto à sede do Grupo ‘Os Alvi-negros’, recebeu a cerimónia de entrega dos galardões deste grupo de nacionalistas que, anualmente, distingue aqueles que mais se destacaram com as cores alvinegras ao peito. Foram 56 as personalidades que ontem receberam um troféu, pela dedicação, paixão e galhardia demonstrada.

O Grupo ‘Os Alvi-negros’ fez descerrar a placa que homenageia e dedica o seu espaço físico, agora baptizado de ‘Sala Guilherme Silva’, em homenagem ao sócio e dirigente durante largos anos, por toda a dedicação e clubismo demonstrado ao longo de toda a sua vida pelo Clube e, também, pelo Grupo.

A cerimónia terminou com os habituais discursos.

Respeitando a tradição, foi depois cantado o ‘Parabéns a você’, seguindo-se o partir do bolo de aniversário no CR Campus Futebol, com a presença de muitos jovens atletas, assim como da equipa de Seniores ‘B’ e dos Veteranos, que aproveitaram para realizar um jogo amigável e de confraternização.

A fechar o dia, tempo ainda para três jogos: No Cristiano Ronaldo Campus Futebol, os Juniores ‘A’ receberam e venceram o Vilafranquense, por 5-1, fixando assim neste dia um importante triunfo a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Zona Sul.

À mesma hora, mas no Pavilhão da Bartolomeu Perestrelo, a equipa de Futsal fez história e garantiu a inédita passagem à 4ª eliminatória da Taça de Portugal Futsal Placard, ao vencer o Valpaços, por 4-2.

A fechar a tarde, a equipa Sub-17 do futebol formação alvi-negro recebeu e venceu, por 4-0, o Juventude Atlântico, colectividade funchalense que ontem também celebrou 58 anos de existência.

Das comemorações constam ainda o Torneio de Padel Aniversário CD Nacional / Antão Automóveis, que decorre de 4 a 10 deste mês, nos campos dos Jardins Panorâmicos do Funchal, e ainda o Torneio de Aniversário C.D. Nacional de Masters em Andebol, no Pavilhão do Funchal, nos dias 10 e 11 de dezembro.

No dia 10 deste mês, sábado, terá também lugar a fase final do ‘Torneio de Ténis CD Nacional 112 anos’, nos courts da Quinta Magnólia.

No dia 12 de Dezembro, segunda-feira, haverá uma sessão de circo em parceria com a Associação Sem Limites e o Circo Mundial, que tens fins solidários como manda a tradição do nosso Clube. Temos encontro marcado às 19h00, no Cais 8 da baixa da cidade do Funchal.