O Comando Regional da Madeira veio comunicar os resultados finais das acções de sensibilização no âmbito da operação “Direitos da Criança”.
Os abusos e maus-tratos em crianças, refere a PSP, “de uma forma geral acarretam um impacto extremamente negativo no que concerne à saúde física e intelectual e ao normal desenvolvimento e crescimento das crianças”.
“A Convenção sobre os Direitos da Criança – Resolução nº.44/25 da Assembleia Geral das Nações Unidas, 20 de Novembro de 1989, ratificada por Portugal bem como a Estratégia Europeia para um combate mais Efectivo Contra o Abuso Sexual de Crianças (2020-2025) de 24 de julho de 2020 alertam para a necessidade de combate a este fenómeno ao qual Portugal não está imune”, refere a Polícia.
Ora, é nste contexto a PSP como Força de Segurança pretende dar cumprimento à estratégia europeia para um combate mais efectivo contra o abuso sexual de crianças. Desta forma, tendo como mote o Dia Internacional dos Direitos da Criança, que se assinalou a 20 de Novembro, o Comando Regional da PSP da Madeira iniciou uma série de acções de sensibilização entre os dias 21 de novembro e 02 de Dezembro.
As referidas acções tiveram como público-alvo os alunos do 1º. e 2º. Ciclo e foram dedicadas ao respeito pelos direitos das crianças e à prevenção dos maus-tratos contra elas praticados.
A PSP da Madeira e Porto Santo, através das suas equipas da Escola Segura, apresenta os seguintes resultados:
Nestas acções de sensibilização sobre os Direitos das crianças e a prevenção dos maus-tratos, onde se incluem os abusos sexuais praticados contra crianças, foram ministrados conteúdos fornecidos pela ONU/ UNICEF.