A 1 de Dezembro assinala-se o Dia Mundial de Luta contra a SIDA. A Direcção Regional da Saúde (DRS) associa-se a este “movimento”. Pretende-se que neste dia a comunidade em geral e os profissionais de todo o mundo se juntem para aumentar a consciencialização de todos sobre a problemática do VIH/SIDA e incentivar o progresso na prevenção e no tratamento.
O combate a esta infecção só será eficaz se houver um trabalho conjunto a todos os níveis: individual, familiar, comunitário e político, refere uma nota às Redacções.
A adoção de comportamentos seguros, sustentada pela informação, formação e capacitação da população, contribui para a prevenção desta infecção.
Neste sentido, é importante saber que o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) transmite-se por:
• Via Sexual – Relações sexuais (vaginais, anais e orais) sem preservativo.
• Sangue contaminado – Partilha de material para injecção de drogas (seringas, agulhas, algodões e caldos), de instrumentos cortantes (lâminas de barbear) e de perfuração da pele (piercings, tatuagens).
• Mãe-filho – Da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, no momento do parto ou durante a amamentação.
Sendo assim, para prevenir o contágio do VIH é importante:
• Adoptar comportamentos seguros;
• Usar preservativo, masculino ou feminino, em todas as práticas sexuais;
• Não partilhar objectos cortantes, agulhas e seringas;
• Antes de decidir engravidar ou se estiver grávida, fazer o teste e seguir os conselhos do médico.
O prognóstico da infeção por VIH pode ser largamente melhorado quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é logo instituído. Existem medicamentos que impedem a multiplicação do vírus, retardando o aparecimento de situações de doença, nos indivíduos seropositivos, o que permite prolongar a vida, com qualidade, dos doentes de VIH/ SIDA.
Para abordar esta temática, a Direção Regional da Saúde (DRS), através da Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA), vai dinamizar um Colóquio sob o tema Eliminar o VIH é possível, no dia 30 de Novembro (9h-12h30m), na Câmara Municipal do Funchal.