Terminou hoje, dia 25 de Novembro, o Curso Recuperador Salvador – Busca e Resgate em Terra, que permitiu formar e habilitar 8 bombeiros da Brigada Helitransportada com mais uma valência em intervenção no âmbito do socorro, informa a Protecção Civil.
Esta formação, que principiou a 17 de Outubro, foi ministrada por formadores da Força Especial de Protecção Civil, num total de 80 horas, das quais 40 horas foram de voo, tendo sido realizados cerca de 348 guinchos, habilitando os bombeiros com competências técnico-operacionais para missões de busca e salvamento em terra.
O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil investiu na locação de um meio aéreo de tipologia “médio”, estando o mesmo capacitado para duas valências de intervenção distintas, sendo uma delas o “Resgate em Terra”, através da operabilidade do guincho. Com esta formação, o Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM garante uma resposta adequada neste tipo de socorro, assegurando um elevado grau de prontidão, socorrendo pessoas em escarpas, floresta e espaços confinados, de uma forma mais célere, eficaz e eficiente, assegura a nota enviada à comunicação social.