Oficinas de Banda Desenhada na Biblioteca Municipal do Funchal a partir de amanhã

A Biblioteca Municipal do Funchal, em parceria com a Livrara Sétima Dimensão, tem dedicado o mês de novembro à Banda Desenhada (BD) e, de forma a culminar esta iniciativa, irá proporcionar três oficinas (mediante inscrição através do email biblioteca.municipal@funchal.pt).

Duas delas serão destinadas ao público escolar, decorrerão nos dias 25 (às 10h) e 30 (às 16h) e terão como principal objetivo a exploração do desenho de figuras e a construção de narrativas de BD de acordo com a idade dos alunos participantes.

No dia 28, pelas 18h, o público-alvo será a comunidade em geral. Nesta sessão prática com a duração de duas horas e conduzida pelo ilustrador madeirense Roberto Macedo Alves, os intervenientes poderão rever os componentes básicos da linguagem da BD, realizar diversos exercícios que exploram as suas diversas possibilidades expressivas e criativas, através da reprodução de figuras em movimento, seguimentos de imagens e outros exercícios criativos que permitirão melhorar a construção de histórias através de palavras e imagens.

Estas atividades pretendem trabalhar não só a parte técnica do desenho, mas também a possibilidade de representar ação e movimento através de um seguimento de imagens que, associadas ao texto, podem contar uma história coesa e coerente.