CMF promove visitas à Estação de Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal

A Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do seu programa de Educação e Sensibilização Ambiental, associou-se à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 25 de Novembro 2022.

De 21 a 24 de Novembro serão realizadas visitas orientadas à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal (ETTRSU) com os seguintes objectivos: dar a conhecer o conceito de resíduos; sensibilizar para os aspectos negativos do abandono de lixo em lugares públicos; reconhecer a importância da política dos 6 R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar e Reciclar); promover a reflexão e o debate sobre a problemática do excesso de produção de resíduos, a sua correcta separação e encaminhamento para reciclagem; dar a conhecer a ETTRSU, os vários equipamentos existentes e compreender o seu funcionamento.

Estas visitas têm como destinatários alunos de todos os níveis de ensino (a partir dos 5 anos). Durante a semana temática visitarão a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal 160 alunos e 16 professores.

Atendendo a que o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é “Têxteis Circulares e Sustentáveis” foi solicitado aos alunos uma peça de roupa, calçado ou um brinquedo que já não estivessem em uso para que no dia da visita possam, num gesto simbólico, depositar no contentor de recolha destes bens existente na ETTRSU.

A roupa, afirma-se, é recolhida  por uma empresa que tem por objectivo a recolha de roupas para fins solidários.