Corrida dos Homens volta às ruas do Funchal a 26 de novembro

A Corrida dos Homens está de volta às ruas do Funchal no dia 26 de novembro, com partida marcada para as 17h, na Sé do Funchal. A iniciativa, organizada pela Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) e pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), visa sensibilizar a população masculina para a prevenção do cancro da próstata. Esta é já a 6.ª edição e conta, novamente, com o apoio da Astellas Farma.

“Com esta iniciativa pretendemos, uma vez mais, desafiar os madeirenses, em particular os homens, a correr pela sua saúde. É fundamental relembrar que a prevenção contribui para um diagnóstico precoce, essencial para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte, como em todas as doenças oncológicas”, refere Ricardo Sousa, Presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Cuidar da Saúde também é coisa de Homem’ é o mote do evento que convida os madeirenses a percorrer uma distância de 2 quilómetros, a correr ou a caminhar. Apadrinhado pelo médico urologista Ferdinando Pereira, a Corrida dos Homens tem o objetivo de alertar a população, sobretudo os homens a partir dos 45 anos, para a prevenção do cancro da próstata e, ao mesmo tempo, apoiar o NRM-LPCC.

Realizada no âmbito do ‘Novembro Azul’, movimento mundial de sensibilização para as doenças masculinas durante o mês de novembro, também conhecido por Movember, a Corrida dos Homens tem um cariz solidário.

Os fundos angariados com as inscrições, que têm um custo simbólico de 5€, revertem na totalidade para o trabalho desenvolvido pelo NRM-LPCC na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da próstata. Com a inscrição, os participantes têm direito à t-shirt da ação deste ano.

Será ainda possível apoiar esta causa sem participar na prova, através da aquisição da t-shirt, pelo mesmo valor, à venda nos seguintes locais: AARAM, sede e delegações do NRM-LPCC, Farmácia Caniço e na Loja Solidária na Rua da Murças, no Funchal.

Recorde-se que, atualmente, o cancro da próstata é mais letal para os homens, do que o cancro da mama para as mulheres, e é a segunda principal causa de morte por cancro nos homens com mais de 50 anos. Em Portugal, só em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos desta doença oncológica[2].

Esta é uma patologia silenciosa e de evolução lenta, não apresentando sintomas nos estadios iniciais. Numa fase mais avançada, quando os sintomas surgem podem ser confundidos com os de outras doenças. O cancro da próstata ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal. Se não for tratado, as células deste cancro podem disseminar-se por partes distantes do corpo.

As inscrições para a 6ª Corrida dos Homens podem ser realizadas aqui.